Começa a definir o verdadeiro propósito de vida hoje

A maioria dos meus alunos está a tentar definir o seu propósito de vida e o Blog ViverEmAltaPerformance tem inspirado muitos leitores nesse afã, mas parece que há um mal comum a quase toda a humanidade neste momento: enquanto não consegue ter um propósito, as pessoas ficam paralisadas.

Há quem espere que o seu propósito caia dos céus nas suas mãos, escrito em letras douradas e trabalhadas num papiro precioso.

Deixa-me perguntar-te: Quantos amigos ou conhecidos tu tens, e que estão a viver neste momento sem qualquer inspiração? E tu, quantas vezes já sentiste essa paralisia?

Como mudar isso?

Começa a mudar a tua vida

A desinspiração é a mãe de toda a procrastinação e com isso a paralisia generalizada das pessoas a viverem sem alegria e sossego interior.

Enquanto tentas intelectualmente descobrir qual é o teu Propósito ao ler livros, fazer exercícios com o teu coach, refletir sobre a tua vida cinzenta, estás-te a bloquear de viveres uma vida que te inspire e seja inspiradora.

É exatamente a inspiração que te reconecta com o teu Propósito ou Propósitos (e sim, podes ter vários Propósitos ao longo da tua vida)!

Tens de parar de tentar descobrir qual é o teu propósito e primeiro começar a viver urgentemente escolhendo uma alimentação que te dá energia e vitalidade, fazendo atividade física, descansando de verdade, cultivando boas relações humanas e elegendo um mentor. Tudo isto com um objetivo: teres alegria e paz interior.

Pergunta-te, e responde honestamente:

• tu, hoje, ingeres alimentos e bebidas que energizam o teu corpo?

• estás devidamente hidratado?

• estás a dormir devidamente, a fazer exercício regular e a cultivar relações em que falas com as pessoas com a paixão necessária para teres a energia e vitalidade que mereces?

• tu, hoje, estás a reservar pelo menos 20 minutos do teu dia para simplesmente seres tu? (dica, podes simplesmente ser tu mesmo ao fechar os olhos e respirar fundo, ou escutar a tua música preferida, ou ler um livro que te inspira, ou caminhar na natureza, ou simplesmente sentares-te num banco de uma praça e observar as nuvens no céu).

Uma mão cheia de opções para encontrares o teu propósito

• Alimentação vitalizante

Bananas, nozes e amendoins são alguns exemplos de alimentos que promovem o bem-estar físico e por isso deves investir no seu consumo diariamente (se não fores intolerante a algum deles).

Os alimentos ricos em ómega 3, como as sementes de chía, também são excelentes opções porque melhoram o funcionamento do sistema nervoso, diminuindo o stress e o esgotamento mental.

Se tens fome, dá preferência à fruta e se tens sede bebe água. Opta por comida caseira sempre que poderes e dá preferência aos biológicos. Por fim, se leste o meu artigo sobre a alimentação de alta performance, opta por uma alimentação vegetariana, sem qualquer tipo de carnes.

• Atividade física regular

As técnicas do DeROSE Method aperfeiçoam a respiração e potencializam a capacidade respiratória. A execução de todos os exercícios são sincronizados com a respiração, dando qualidade aos movimentos e os exercícios também ajudam a melhorar a qualidade de vida.

O trabalho do DeROSE Method ajuda a controlar a respiração, age com melhorias no sono, cria força, aumenta a flexibilidade, melhora a postura, aumenta a energia, além de ser um lifestyle que favorece o corpo inteiro, não agindo apenas num só aspecto da vida.

Vou deixar para ti uma pequena prática para poderes usar todos os dias logo ao amanhecer:

• (re)Aprende a dormir

Dormir é uma necessidade que nos ensina muito sobre a nossa fragilidade e sobre as limitações humanas. A qualidade do sono influencia diretamente a nossa qualidade de vida e performance no dia a dia.

O descanso é uma necessidade, não uma opção. Sem o descanso adequado, o organismo envelhece precocemente.

Não há quem não precise de (re)aprender a descansar. Aqui vão 3 dicas:

1. Não sejas controlador(a) – Pessoas controladoras têm excesso de trabalho, de funções, de tarefas e de preocupações.
  2. Planeia o teu descanso – Faz disso uma prioridade. Coloca na agenda. Na hora de descansar, descansa. Apenas isso.
  3. Relaxa – Relaxar é também confiar. Sê otimista: tu podes descansar.
  • Cultiva boas relações humanas

Há duas formas simples (mas nem por isso fáceis) de iniciar a própria reeducação nas relações do dia a dia, sejam elas profissionais, pessoais ou afetivas. São elas o cultivo da subtileza e a canalização dos impulsos.

Aprender a sublimar, transmutar ou redirecionar os teus impulsos instintivos fazem com que aprendas a como conseguires cumprir todas as normas de civilidade, de boa educação, de boas relações humanas, boas maneiras, sem sofreres com isso.

Cultivando boas relações humanas, fazes despertar a alegria e o sossego interior da aceitação que todas as boas relações humanas produzem.

• Escolhe um mentor

Como qualquer eterno aluno da vida, todos nós devemos ter um professor, mentor ou Mestre para nos ensinar a Viver Em Alta Performance. Não é comum no atual mundo ocidental, mas essa tradição observamos naturalmente nas escolas de artes marciais e nas escolas ortodoxas iniciáticas orientais.

O papel do professor é um dos mais importantes na sociedade e por mais autodidata que sejas, precisas de ter um que te ensine, oriente e corrija. Por isso, se não tens está na hora de o encontrares.

Se gostaste, partilha o artigo, visita o meu instagram (profcirilo) e vem visitar-me à minha escola para fazermos uma Aula Personal ou uma sessão de life coaching para Viveres Em Alta Performance com Qualidade de Vida.

CIRILOLIFE coach

CIRILO