Os 5 melhores exercícios para combater o stress mental

stress-combater-exercicios-profcirilo-derosemethod.jpg

As emoções e as tarefas do nosso quotidiano são por vezes demais: causam stress, ansiedade e grande cansaço, principalmente mental, pelo esforço de teres que lembrar de tudo e de cada tarefa.

Além disso, ficamos preocupados quando acreditamos que o tempo não será suficiente e retira-nos do nosso objetivo: Viver Em Alta Performance.

Para combater o stress mental vou partilhar contigo os 5 melhores exercícios do DeROSE METHOD que recomendo para quem tem pouco tempo para cuidar de si. São eles:

1. Rotação da cabeça
  2. Rotação dos ombros
  3. Rotação das ancas
  4. Respiração diafragmática (abdominal)
  5. Limpeza ocular

Esta técnicas são extremamente eficazes, mas para isso fica primeiramente atento à tua alimentação tanto a do corpo quanto a da tua mente tal como tenho escrito nos artigos anteriores e em particular no:

derosemethod_stress_profcirilo_mental

A base para vencer o cansaço mental

Uma alimentação saudável e adequada é o processo mais importante de prevenção da fadiga mental, já que a energia fornecida ao corpo é a que nos permite concluir com êxito o dia de trabalho sem sentirmos o exagerado cansaço mental causado por uma dieta inadequada.

O pessimismo e os pensamentos totalmente sombrios e negativos criam um ambiente com energias pesadas, trazendo maus pensamentos que causam quedas abruptas de humor e até doenças, situação que pode somente ser resolvida trocando estes pensamentos negativos por outros, mais saudáveis, felizes e positivos.

Quais são os 5 melhores exercícios para combater o stress mental?

5 exercícios de extrema eficácia para o stress mental

Já que não temos como evitar o stress, o melhor jeito é lidar com ele da melhor maneira possível, buscando ampliar os nossos recursos físicos e emocionais para driblar o inevitável stress de cada dia.

A tensão muscular é característica do stress, os músculos do pescoço, ombros e costas são os que mais sentem. Por isso vamos fazer movimentos que ajudam a descontrair.

Rotação da Cabeça e pescoço

De pé, com os pés separados na largura dos ombros, ancas encaixadas, joelhos levemente flexionados e braços ao longo do corpo. Faça movimentos circulares lentos com a cabeça, 8 movimentos para cada lado. Na sequência, com a cabeça para trás, eleve os ombros como se quisesse encostá-los nas orelhas, segure a tensão por 5 segundos e relaxe.

Rotação dos Ombros

Na mesma posição inicial do exercício anterior, mantenha a cabeça neutra e faça 8 movimentos circulares com os ombros para trás e depois 8 para a frente.

Rotação das Ancas

De pé, com os pés separados na largura do ombros, ancas encaixadas, joelhos levemente flexionados e braços soltos, faça 8 movimentos circulares com a anca para a direita e para a esquerda.

Respiração diafragmática (abdominal)

Deitado de barriga para cima, pernas estendidas, braços ao longo do corpo. Esta posição favorece a respiração abdominal profunda e é nela que nos vamos concentrar agora. Enche o teu peito e abdómen de ar, sente a barriga dilatar quando o ar entra e encolher quando o ar sai.

Dedica algum tempo a este exercício, inspirando e expirando pelo nariz, com o rosto descontraído e lábios levemente abertos. Quanto mais lenta e profunda for a respiração, mais relaxamento vai proporcionar. É possível fazer a respiração profunda noutras posições e momentos, como aqueles em que ficamos presos no trânsito, numa reunião stressante ou sentados na mesa de trabalho, por exemplo.

Limpeza ocular

Ainda que poucas vezes prestemos atenção, os olhos são uma das partes do nosso corpo que mais sofre as consequências do stress e da sobrecarga de trabalho. Eles costumam cansar-se e adoecer, em especial quando os mantemos durante várias horas diante de ecrans dos computadores, telemóveis, televisões etc.

Em que consiste o exercício?

• Abre e fecha os olhos com força.
  • Em seguida, leva o olhar a várias direções, tratando de focar num ponto específico e em movimento circular (primeiro olhando para a esquerda e depois para a direita).
  • Para a sua eficácia total, evita pestanejar, de modo a que sintas um ligeiro ardor nos olhos para estimular o canal lacrimal. As lágrimas servirão para limpar os globos oculares.
  • Para terminar, esfrega as palmas das mãos até ficarem bem quentes e depois coloca-as em forma de concha sobre os teus olhos. Deixa que esse calor beneficie a recuperação dos teus orgãos e músculos oculares.

Todos estes exercícios são uma boa solução para minimizar os sintomas do stress. Podes fazer apenas um deles, ou então alterná-los investindo um pouco mais de tempo.

derosemethod-stress-mental-cirilo

Se gostaste, partilha o artigo, visita o meu instagram (profcirilo) e vem visitar-me à minha escola para fazermos uma Aula Personal ou uma sessão de life coaching para Viveres Em Alta Performance com Qualidade de Vida.

prof. ciriloLIFEcoach

prof. cirilo