Como a meditação e divagação mental estão ligados

Sabes o que é realmente meditar?

A meditação não consiste em controlar os pensamentos, mas sim em não permitir que estes te controlem. Consiste em treinar a mente, tal como ir ao ginásio para treinar o corpo. A divagação mental faz parte da condição humana. Quando tentamos conquistar algo e a nossa mente, como se costuma dizer, vai para outro lugar, desperdiçamos muita energia ao invés de colocarmos a atenção no que estamos a executar.

A meditação é para o cérebro, como o exercício físico é para o corpo. Se treinares os teus músculos para aumentar a força e a flexibilidade, isso aumentará a tua performance física. Assim, ficas mais forte e com maior capacidade para responder de forma rápida. Os teus músculos fortalecem-se e ajudam o corpo físico a realizar o que precisa fazer. Se o teu corpo físico for forte, isso irá ajudar-te. Se o teu corpo físico estiver fraco, já não será capaz de ajudar-te, pode até ser um obstáculo para alcançares o que desejas.

O mesmo princípio aplica-se à mente. A meditação torna a mente forte e focada. Se a tua mente é focada, será mais eficiente. Se a tua mente não é focada, irá distrair-se com mais facilidade. Por exemplo, se temos stress, a mente focada irá ajudar a resolver o problema. Se a mente não está focada, o stress pode aumentar ou pode escolher comportamentos que podem ser autodestrutivos. Se a mente está a divagar e não está focada, não consegues realizar, pois estás constantemente distraído. A mente desfocada é como o corpo sem tónus muscular.

O que vamos ver neste artigo?

1. Como é que isto funciona? Como a meditação torna a mente mais forte e focada?
  2. E quanto aos pensamentos que ocorrem durante a meditação? E se eles parecerem importantes?
  3. Video sobre uma explicação fascinante da ligação entre a divagação mental e a infelicidade

Como é que isto funciona? Como a meditação torna a mente mais forte e focada?

Tenta este exercício: Senta-te numa posição confortável. Fecha os olhos. Imagina que estás num lugar bonito. Usa a tua imaginação para ajudares a aquietar a tua mente e deixa um leve sorriso no rosto. Quando estás a sorrir, é mais fácil serenar as tuas emoções. Respira naturalmente e de forma mais lenta, o quanto possível. Agora estás pronto para iniciar o teu treino de meditação. Coloca a tua atenção num ponto ... Pode ser a imagem de uma flor, a chama de uma vela, um pôr do sol, uma lua cheia ... Escolhe uma imagem que vai captar a atenção da tua mente. Depois de escolheres uma imagem, não a alteres. Permanece focado na imagem. Conforme te concentras nessa imagem, a tua mente começa a ter todos os tipos de pensamentos. Assim, apercebes-te que estás a tentar meditar e que a tua mente divagou para pelo menos dez pensamentos diferentes. Volta, outra vez, a atenção para a imagem.

Isto irá acontecer várias vezes. Poderás pensar que não és capaz de meditar. Na realidade, a divagação mental e depois o voltar ao objeto de meditação é o processo de meditação. Se continuares a treinar, com frequência, poderás perceber que a tua mente dispersa depois de nove pensamentos, depois apenas de 8 ou 7... eventualmente, logo perceberás quando a tua mente está a divagar. Ela estará focada num ponto em vez de se dispersar. A tua mente estará mais forte e concentrada.

Podemos deixar a nossa mente ter alguns pensamentos enquanto meditamos, mas precisamos reconhecer esses pensamentos e voltar à técnica de meditação. Pensamentos aparentemente importantes podem surgir, mas eles podem apenas parecer importantes porque é a mente que controla o processo do pensamento. Em todo o caso, aperceber-te-ás de que podes optar por continuar com a meditação. Os pensamentos profundos e importantes voltarão para si quando completares o teu treino de meditação. Este processo de deixar ir os pensamentos espontâneos que surgem e regressar ao objeto de meditação é a forma como aprendemos a prática da meditação.

A meditação reduz o stress porque treinamos a nossa mente para estar concentrada no momento presente. Assim, poupamos uma valiosa energia que podemos utilizar para alcançar os nossos objetivos. Passamos menos tempo preocupados com as incertezas do futuro ou lamentando os acontecimentos do passado.

Ser concentrado e mais presente são ingredientes vitais para a felicidade. A divagação mental é uma fonte de stress e infelicidade. Poder-se-ia pensar que a divagação da mente é um resultado de infelicidade, mas na realidade, é provavelmente o oposto.

Este vídeo de cerca de 10 minutos é uma explicação fascinante da ligação entre a divagação mental e a infelicidade.

E agora? Gostaste do artigo?

Se te interessa estar atualizado com as nossas próximas partilhas, preenche o formulário para receberes em 1ª mão.

Toca a pensar na meditação como uma verdadeira ferramenta para seres mais feliz.

É tempo de Viveres Em Alta Performance e adquirires um estilo de vida afirmativo . Se gostaste, partilha nas redes sociais.

imagem-email-profcirilo-derose.png

Edu Cirilo

Complementa a leitura com estas leituras: