Como desenvolver boas relações humanas

Relacionar-se com os outros é, frequentemente, um verdadeiro desafio. No entanto, existem princípios fundamentais, nos quais se pode inspirar.

No post de hoje, veremos como desenvolver boas relações humanas com a visão de uma cultura em que  a ideia é não deixar de ser quem somos, para nos encaixarmos em relações com os outros. No entanto, é importante saber expressar adequadamente a nossa atitude positiva. 

 

“Nenhum homem é uma ilha, completo em si mesmo; cada homem é um pedaço do continente, uma parte do todo. " autor desconhecido

Por que é que as habilidades sociais são importantes?

Grande parte do sucesso de alguém, depende de sua habilidade de interagir com outras pessoas. Estudo, conhecimento técnico e talentos são importantes para as funções da vida, mas é devido ao nosso relacionamento interpessoal que conseguimos atingir os nossos objetivos. O indivíduo, não existe sem o coletivo.

É uma dialética que permeia entre habilidades e sociabilidade. Se conseguirmos encontrar o equilíbrio certo entre essas variáveis, estaremos a traçar um futuro promissor.

Existem muitos benefícios em ter boas relações humanas, incluindo:

  • Felicidade: As pessoas com boas relações humanas são mais propensas a sentirem-se felizes e satisfeitas com as suas vidas.

  • Saúde física e mental mais forte: as 5 comunidades das zonas azuis são um excelente exemplo disso (lembrando Okinawa, no Japão; Icária, na Grécia; Província de Ogliastra, na Sardenha (Itália); Loma Linda, nos EUA; Península de Nicoya, na Costa Rica.)

  • Sucesso: As pessoas com boas relações humanas são mais propensas a ter sucesso na vida, seja no trabalho, na escola ou nos seus relacionamentos pessoais.

  • Resiliência: As pessoas com boas relações humanas são mais propensas a ser resilientes em face de desafios e adversidades.

O estudo que nos faz pensar sobre a importância das boas relações sociais:

O estudo da Universidade de Chicago que descobriu que as pessoas com boas relações sociais têm mais sucesso na carreira do que aquelas sem elas foi publicado em 2017. O estudo, intitulado "Os benefícios do capital social para o sucesso na carreira", foi realizado por pesquisadores do Booth School of Business da Universidade de Chicago.

O estudo analisou os dados de mais de 10.000 colaboradores e descobriu que aqueles que tinham fortes redes sociais eram mais propensos a serem promovidos, receberam aumentos salariais e estarem satisfeitos com as suas funções. Os pesquisadores também descobriram que as pessoas com fortes redes sociais eram mais propensas a ter um senso de propósito na sua carreira  e a sentir que o seu trabalho era significativo.

Os pesquisadores acreditam que os fortes relacionamentos sociais podem levar a um maior sucesso na carreira de várias maneiras. Por exemplo, as pessoas com fortes redes sociais têm mais acesso a informações e oportunidades. Elas também são mais propensas a receber apoio social e encorajamento dos seus amigos e familiares. Além disso, as pessoas com fortes redes sociais são mais propensas a ter um senso de pertencimento e de ser valorizadas, o que pode levar a um maior bem-estar mental e físico.

O estudo da Universidade de Chicago é apenas um dos muitos estudos que mostram que os fortes relacionamentos sociais são importantes para o sucesso na carreira. Se deseja ter sucesso, é importante investir nos seus relacionamentos sociais. 

Se deseja melhorar as suas relações humanas, e fazer parte de um mundo realmente melhor, aqui estão algumas dicas:

  • Seja um bom ouvinte. 

    Uma das coisas mais importantes que pode fazer para melhorar as suas relações humanas é ser um bom ouvinte. Quando ouve as pessoas, mostra que se importa com elas e que está interessado no que elas têm a dizer. Seja curioso por aquilo que têm para lhe dizer.

  • Não critique

Quando critica os outros, está a posicionar-se acima deles. Isso pode criar ressentimentos e dificultar a construção de relacionamentos. Em vez de criticar, tente entender o ponto de vista da outra pessoa e ver as coisas do seu lado.

  • Demonstre apreço

As pessoas gostam de se sentir valorizadas. Quando mostra apreço pelos outros, está a dizer que se importa com elas e que valoriza o que elas fazem. Isso pode ser feito de várias maneiras, por exemplo, com um elogio, oferecendo ajuda ou simplesmente dizer "obrigado".

  • Seja respeitoso. 

    Isso significa tratar os outros com dignidade, mesmo quando está de mau humor. Os nossos humores podem afetar significativamente a maneira como interagimos com os outros. Quando está de mau humor, é mais fácil dizer ou fazer coisas que magoam os outros. Tente gerir o seu humor e ser paciente, mesmo quando as coisas não estão bem.

  • Seja perdoador

    Todos cometem erros, então seja capaz de perdoar os outros e seguir em frente. Quando condena os outros, está a dizer que eles são fracos ou que não merecem ser perdoados. Isso pode dificultar a construção de relacionamentos e pode levar à raiva e ao ressentimento. Em vez de condenar, tente entender por que a pessoa fez o que fez e veja se há alguma maneira de ajudá-la a aprender com os seus erros.

  • Use o método socrático

O método socrático é uma técnica de conversação que pode ser usada para auxiliar os outros a verem o seu ponto de vista. Ele envolve fazer perguntas abertas e desafiadoras que levam a pessoa a pensar por conta própria. Isso pode ser uma maneira eficaz de construir relacionamentos e resolver conflitos.

  • Seja humilde

    Não se leve muito a sério e esteja sempre disposto a aprender com os outros.

  • Seja solidário 

Esteja lá para os outros quando eles precisam de si.

  • Seja positivo e otimista

As pessoas são atraídas por pessoas que são positivas e otimistas.

  • Sorria

Um sorriso é uma maneira simples, mas poderosa, de fazer os outros sentirem-se bem. Quando sorri, está a enviar uma mensagem de positividade e abertura. 

Desenvolver boas relações humanas leva tempo e esforço, mas é uma das coisas mais importantes que pode fazer na vida. Quando tem boas relações humanas, é mais feliz, mais saudável e mais bem-sucedido.

Gostou do post de hoje sobre como desenvolver boas relações humanas? Deixe comentários abaixo, e comece a aplicar estes conceitos. Se gostou, partilhe com os seus amigos.

Um forte abraço,

Edu Cirilo

@professor.cirilo

E agora?

Agora é a melhor hora para começar a Viver Em Alta Performance. Aplique o que acabou de ler e transforme a sua vida positivamente. É altura de passar para o próximo nível. Acredite em si, não aceite desculpas e faça acontecer.

Complementa a leitura com estas recomendações:

Anterior
Anterior

O caminho para a alta performance: 3 fases e 13 hábitos que mudarão a sua vida

Próximo
Próximo

A importância de estabelecer objetivos claros e alinhados com os seus valores e ambições pessoais