Como fazer mudanças interiores e encontrar a fonte da juventude
A velha máxima, Se estás mal, muda-te, faz mesmo todo o sentido para iniciares as mudanças interiores que tanto procuras.
Qual é o segredo? Tal como esta máxima, o Dalai Lama afirma que: “Desenvolveres força, coragem e paz interior demanda tempo. Não esperes resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiste mudar. Cada ação que executas permite que essa decisão se torne efetiva dentro do teu coração.”
Dessa forma, vou partilhar contigo 4 fundamentos poderosos para o segredo da mudança e desenvolveres Alta Performance na tua vida:
- Como venceres a inércia
- As técnicas que te vão deixar com mais energia
- A fonte da tua juventude está nas mudanças
- Como manteres a juventude
Vencer a inércia
Já conheces os 4 pilares da inércia? Normalmente há sempre uma razão lógica para todas as nossas atitudes e comportamentos. Tens 4 grandes fontes de inércia:
- Tu queres gratificação instantânea Ficar largado no sofá é bom, talvez melhor agora do que sair para fazer uma corrida. Ler blogs é mais fácil agora, do que ler um romance clássico. Reverificar o Facebook ou email é mais fácil agora, do que fazer o projeto que estás a procrastinar. Comer bolo de chocolate é mais saboroso agora, do que comer vegetais.
- Tens medo de algo Podes estar com medo de que vais fracassar ou parecer um idiota ou estúpido. Estás com medo do desconhecido, o que é muito poderoso pois não examinas o medo – apenas o deixas escondido no fundo da tua mente. Temer algo faz-te varrer para debaixo do tapete, adiar sem sequer pensares sobre o assunto, e fazer algo bastante mais fácil e seguro.
- É fácil – não existe nenhuma consequência negativa agora Quando estavas na escola e tinhas um professor a supervisionar o que fazias e a cobrar-te quando não as executavas, a tendência era fazer as tarefas (até que um dia descobriste que as poderias ignorar). Mas quando te tornas profissional, freelancer ou simplesmente chegas a casa, és dono do teu tempo, e não tens ninguém a policiar-te… não existem consequências negativas imediatas… cobranças, certo? A tendência naturalmente é de relaxar…
- Exageras na estimativa de quem serás no futuro Frequentemente tens uma longa lista de coisas que queres fazer, pois pensas que podes fazer uma montanha de coisas no futuro. A realidade é geralmente um pouco pior do que esperas, mas isso não te impede de pensar que no futuro serás diferente. Pelo mesmo motivo, pensas que é OK adiar, pois vais fazer isso mais tarde, com certeza. Estás sempre na expectativa de que no futuro serás incrivelmente mais produtivo e focado! Mas já percebeste que no futuro continuas preguiçoso e não fazes as coisas na hora?
As ferramentas para teres energia para as mudanças interiores
Nos dias que acordas com energia, a tua vontade é de saltar da cama e realizar, não é? Normalmente esses dias acontecem com mais frequência quando chega a primavera…. E que nos dias em que acordas sem essa mesma energia, a vontade é exatamente oposta? Ou seja, há uma preguiça enorme e muito menos vontade de fazer mudanças? A resposta para contrariar progressivamente esse comportamento vem em técnicas para Viver Em Alta Performance de relativa facilidade.
Uma Prática básica regular para começar bem o dia, com apenas 20 minutos
Neste momento aconselho-te a passares para o tópico seguinte caso já tenhas um sistema de técnicas implantado nas tuas manhãs. Se não tens, então bem vindo ao DeROSE Method. Para aplicares esta rotina elementar, porém com resultados eficazes, começa por sentares-te de forma confortável.
1ª parte - Respiração
Respiração completa a) inspira, projetando o abdómen para fora; em seguida, as costelas para os lados, e, finalmente, dilatando a parte mais alta do tórax;
b) retém o ar nos pulmões por alguns segundos;
c) expira, soltando o ar, primeiramente, da parte alta, depois, da parte média, e, finalmente, da parte baixa dos pulmões. Repete por cerca de 5 minutos…
2ª parte - Técnica de limpeza orgânica
Respiração do sopro lento com o propósito de estimular a limpeza do ápice dos pulmões e da região paranasal: a) Inspira profundamente, em ritmo normal, uma respiração completa;
b) não reter;
c) expira todo o ar, vigorosamente, pelas narinas, de uma só vez, com a duração máxima de meio segundo; d) repete 20 vezes.
Atenção: não contraias os ombros, nem os músculos faciais.
3ª parte - Técnicas corporais
Executa estas técnicas tendo em conta algumas regras gerais:
- Respiração: movimentos para cima com ar e para baixo sem ar
- Permanência: máxima
- Repetição: Mínima
- Compensação: Tudo o que efectuares para um lado executa para o outro
- Segurança: Esforçar sem forçar, dor ou desconforto são sinais para seres mais moderado
4ª parte - Meditação
Senta-te de forma confortável. Observa a natureza da mente: instável, inconstante, mutável. Existe ali um trânsito constante. Desejos, lembranças, pensamentos deslocam-se constantemente. Quando o tráfego pára, cessam os pensamentos, expectativas e lembranças, e o que experimentas é um grande aquietamento. Essa quietude é a meditação!
Sentado com as mãos sobre as pernas ou pés, com os olhos cerrados e a coluna impecavelmente ereta. Assume uma condição de confortável imobilidade. Um sorriso quase imperceptível desenha-se no teu rosto, como reflexo da prática. Tu estás em silêncio. Nesta condição de indescritível quietude e conforto, visualiza, agora, a imagem do sol. Ele está fixado, luminoso e radiante no espaço entre as tuas sobrancelhas. Concentre-te na imagem. No início, a tua atenção derivará da imagem para os pensamentos e dos pensamentos para a imagem do sol radiante. Pela insistência em manter a visualização, a mente acabará por se cansar e a forma do sol ficará estabilizada. Visualiza-o emitindo intensa luminosidade. Foca toda a atenção na representação do sol dourado, brilhante e, em torno de ti, um grande silêncio.
Passados 3 minutos encerra a prática abrindo os olhos e radiante para iniciar um novo dia!
A fonte da juventude chama-se mudança
Quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora. A única maneira de seres idoso sem envelheceres é não te opores a novos comportamentos, é teres disposição para guinadas.
Olha-te no espelho e procuras as rugas de expressão. Em algumas pessoas começa logo aos 20, noutras só a partir dos 40. As rugas são um reflexo das tuas escolhas, quer sejam no estilo de vida adotado fora do trabalho, quer na profissão escolhida. As rugas são um reflexo das tuas escolhas emocionais. As rugas refletem como te estás a alimentar. Como estão as tuas rugas?
Por fim, mesmo que uses bons cremes ou já recorras da cirurgia plástica, mesmo sem rugas, o brilho do olhar ninguém o consegue implantar. É esse brilho que te dá a aparência de uma eterna juventude. O que dá brilho ao teu olhar é a vida que escolheste levar. Faz sentido?
Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos, e tu?
Como manter a juventude
E se já tens uma vida fantástica, repleta de escolhas sensacionais e que te fazem muito feliz, como conseguires ter cada vez mais dias incríveis do que dias não tão incríveis? Dá atenção às:
Macro e micro metas
A motivação é importante para alcançares os teus objetivos, bem como os planos que constróis para chegares lá. Num estudo surpreendente sobre motivação, pesquisadores descobriram que o pensamento abstrato sobre os objetivos pode realmente ajudar na hora da disciplina.
No sentido mais básico, “sonhar grande” não é um mau conselho (embora precise ser balanceado). A criação de planos grandiosos pode intimidar-te e elevar as tuas expectativas. Para que tu não precises parar de sonhar grande, a melhor maneira de encontrares um equilíbrio é simplesmente definires “macro metas” e “micro metas”. Os teus objetivos macro devem ser as coisas que esperas conseguir, e as micro as coisas pequenas que têm de ser feitas todos os dias para que as maiores aconteçam.
Por exemplo, o escritor/designer Nathan Barry forçou-se a escrever mil palavras por dia, fizesse chuva ou fizesse sol, para conseguir autopublicar os seus três livros. A quota era acessível e tornou o objetivo possível. Basicamente, as micro metas ajudaram-no a fazer um pouco de cada vez. Começar por baixo garante um começo em primeiro lugar, e, mais para frente, a realização dos teus objetivos maiores.
Os 4 livros
O que são os 4 livros? Os 4 livros são exatamente os livros que referi no artigo O Segredo de Viver Em Alta Performance Com Apenas 4 Livros:
- Os Amigos da mente (Brain Maker) sobre a saúde do cérebro
- Pai Rico, Pai Pobre (Rich Dad Poor Dad) sobre saúde financeira
- Sem Deixar Rasto (Into Thin Air) sobre superação
- Karma e Dharma (Transforme a Sua Vida) sobre a mudança
O que os livros de Perlmutter, Kiyosaki, Krakauer e DeRose te ensinam ?
Com eles conseguirás construir os alicerces sólidos de uma vida feliz e próspera. Procura lê-los este ano pelo menos 2 vezes... uma de forma descontraída como se fosse um romance e outra de forma analítica, estudando página por página e retirando o máximo de apontamentos revolucionários. Se não leste, então vai ao artigo para teres uma visão mais detalhada de cada um.
E agora?
Reune toda a informação da publicação de hoje, adquire estes livros (são de valor bem acessível), estuda-os e destaca os conceitos e hábitos que deves implantar para iniciares a mudança e fortaleceres as tuas bases de uma vida em alta performance. Com isto estás-te a preparar para a mudança efetiva, poderosa e realizadora que desejas.
Toca a aplicar estes conceitos e técnicas! Se gostaste, faz um share clicando nos botões de partilha aí na tua frente.
Um forte abraço,
Edu Cirilo
Ah, e não te esqueças
Agora é a melhor hora para começares a Viver Em Alta Performance. Aplica o que acabaste de ler e transforma a tua vida positivamente. É altura de passares para o próximo nível. Acredita em ti, não aceites desculpas e faz acontecer.
Complementa a leitura com estas recomendações:
- O segredo de Viver Em Alta Performance com apenas 4 livros
- Acordar cedo e ser uma pessoa matinal com 21.2 dicas
Fontes de referência
- http://www.produtividadeninja.com/o-pequeno-livro-para-remediar-a-procrastinacao/
- http://melinaflores.org/asanas/
- http://www.blogdojojo.com/
- http://www.asomadetodosafetos.com/2016/04/a-idade-e-a-mudanca-lya-luft.html
- http://hypescience.com/procrastinacao/
- https://www2.escolaeduardocirilo.com/aula-experimental-prof