Como conquistar alta performance financeira: os 11 hábitos
Nestes últimos 19 anos enquanto profissional liberal, aprendi muito sobre a gestão financeira pessoal.
Percebi que até aos 30 anos não existe amanhã e que chapa ganha é chapa gasta. Dos 30 aos 35 só queria ver o negócio a crescer e se possível maior que nunca, por isso não olhei a meios para reinvestir, seja em pessoas ou conhecimento. Dos 35 aos 40 apercebi-me que outras necessidades existem e que o nosso corpo já não consegue viver com 4 horas de sono. Sou mortal e um dia haverá um fim (mais rápido que o imaginado)!
Depois dos 40, tudo o que realizo tem de fazer sentido com o meu propósito (e com os meus valores). A saúde e a família passam a estar de igual para igual com o trabalho (ou lifestyle para quem faz o que ama), mas em primeiro e antes de tudo isso, descobri que há algo transversal a qualquer idade e a qualquer cultura duma economia de mercado: a estabilidade financeira!
Sem a estabilidade financeira assinamos uma morte precoce.
… (pausa para reflexão) …
A estabilidade é a qualidade de uma situação que se mantém no tempo com alguma regularidade. Quem é autónomo ou empresário, sabe que com a economia atual isso é impensável, porém o que hoje te escrevo é exatamente a possibilidade de imaginares com um grande sorriso nos lábios, os próximos 10 a 20 anos da tua carreira. Só terás de colocar em prática os 11 hábitos altamente eficazes para conquistares a alta performance financeira.
A Alta Performance financeira não é apenas teres um orçamento diário bem gerido, mas é também quando constróis património, tens segurança e realizas os teus sonhos.
Se queres ter independência financeira e construir uma vida de prosperidade continua a ler!
Como Conquistar Estabilidade Financeira em 6 Meses
Como qualquer outro objetivo, alcançar a estabilidade financeira e tornares-te financeiramente bem sucedido requer o desenvolvimento de bons hábitos.
Os principais pontos a serem desenvolvidos são: eliminar as tuas dívidas, aumentar a tua capacidade de poupar dinheiro e aumentar a segurança financeira da tua família.
Vou-te mostrar como conseguires estas bases em 6 meses:
- Analisa as tuas despesas atuais. Categoriza as saídas em grupos como: alimentação, aluguer/prestação da casa, serviços, diversão, viagem, seguros, saúde e vestuário. Se tens filhos que vão à escola, é preciso incluir essa categoria também. Um grupo diversos também é necessário para gastos aleatórios que possam ocorrer.
- Analisa todo o dinheiro que entra, incluindo vencimento, investimentos e rendimentos de imóveis.
- Calcula o teu progresso (ou a falta dele) fazendo uma comparação entre as despesas e as receitas. Se a receita for menor do que as despesas, é preciso fazeres uma mudança imediata.
- Cria um orçamento com base nas tuas despesas fixas. Procura gastos que possam ser reduzidos, como jantares em restaurantes, cinema, ou então diminui algumas despesas fixas. Leva o almoço para o local de trabalho em vez de comeres em restaurantes todos os dias. Faz o teu próprio café.
- Deixa de usar cartões de crédito.
- Quita as tuas contas. As contas vencidas são as prioridades. Uma boa regra para seguir é pagares as contas em ordem de valor, da mais barata para a mais cara. Determina um plano mensal para o pagamento de todas as contas vencidas.
- Usa o dinheiro extra (se houver) para pagar outras contas ou guarda na poupança. Não gastes. Usa-o para conseguir a tua estabilidade.
- Se o orçamento ainda não estiver equilibrado, procura um trabalho extra temporário ou procura outra fonte de renda. Mesmo que precises trabalhar o dobro por um período curto de tempo para conseguir pagar as contas, é um bom sacrifício.
- Aprende a gostar de atividades gratuitas.
- Cria um fundo de emergências com cerca de 3 a 6 vezes o valor do teu rendimento. Esse fundo pode ser usado para gastos inesperados com a casa ou o carro, ou como reserva caso você sem trabalho.
Se já conquistaste alguma da estabilidade desejada, agora é o momento de leres os meus hábitos financeiros. Vou partilhar contigo hábitos que te deverão acompanhar ao longo da tua existência para teres Qualidade de Vida e poderes Viver Em Alta Performance.
Os 11 hábitos de Alta Performance Financeira
Aqui estão eles (a ordem é irrelevante, pois todos são importantes):
Hábito #1: Poupa automaticamente
Esta deve ser a tua prioridade, especialmente se ainda não tens um sólido fundo de emergência.
Hábito #2: Controla os gastos por impulso
O consumo por impulso (comer fora, compras no shopping ou compras online) é o maior ladrão das nossas finanças. Este é um dos mais difíceis de colocar em prática.
Hábito #3: Analisa os teus gastos
Se nunca registaste os teus gastos e nem montaste um orçamento, já está na hora de o fazeres.
Hábito #4: Investe no teu futuro
O crescimento dos teus investimentos ao longo do tempo será impressionante se começares o mais cedo possível.
Hábito #5: Mantém a tua família segura
Se és casado e/ou tens filhos, considera a possibilidade de fazeres um seguro de vida o quanto antes.
Hábito #6: Elimina e evita dívidas
Se possuis cartões de créditos, empréstimos, financiamentos ou qualquer outra dívida, precisas iniciar um plano para acabar com elas.
Hábito #7: Usa o “sistema do envelope”
Assim que o dinheiro que destinaste para uma categoria acabar, para de gastar.
Hábito #8: Paga as tuas contas imediatamente
Um bom hábito é pagares as tuas contas assim que elas chegarem.
Hábito #9: Lê sobre educação financeira
A simples leitura deste artigo já é mais um passo para melhorares a tua educação financeira. Mas não deve ser o único. Existem ótimos sites, blogs e – principalmente – livros sobre o tema.
Hábito #10: Aumenta o teu lucro e tem mais de uma fonte de rendimento
Procura por novas formas de ganhar dinheiro, ou de receber mais pelo que já fazes.
Hábito #11: Aplica o teu dinheiro com sabedoria
Uma vez que tenhas iniciado a construção de uma reserva financeira, é sempre importante investires o teu dinheiro corretamente para que ele esteja guardado com segurança.
Lembra-te que o futuro da Segurança Social é, no mínimo, incerto. Poderás contar com a tua reforma ou apenas com o resultado do investimento da tua poupança ao longo dos próximos anos, e não há capacidade de investimento sem poupança.
Partilha…
E agora, estás pronto para entrar num Círculo Virtuoso e Viver Em Alta Performance Financeira?
Obrigado por dedicares o tempo à leitura deste artigo. Se gostaste, então dá um clique na partilha. Significaria muito para mim e ainda estarás a ajudar outras pessoas a terem acesso a este material também.
Visita o meu instagram (profcirilo) e vem visitar-me à minha escola para fazermos uma Aula Personal ou uma sessão de life mentoring para Viveres Em Alta Performance e Qualidade de Vida.
Todos estes conceitos fazem parte de mais de 18 anos do meu lifestyle baseado nos conceitos e nas técnicas do DeROSE Method.
Toca a aplicar estes conceitos para fazer acontecer!
A alta performance é como uma semente. Quando a cultivas, ela desperta.
Algumas palmeiras crescem em três anos, outras em dez. Aquelas que não são nutridas, nunca crescem!
Um forte abraço,
Ah, e não te esqueças
Agora é a melhor hora para começares a Viver Em Alta Performance. Aplica o que acabaste de ler e transforma a tua vida positivamente. É altura de passares para o próximo nível. Acredita em ti, não aceites desculpas e faz acontecer.
Complementa a leitura com estas recomendações:
- Hábitos de sucesso para o dia a dia em Alta Performance.
Fontes de referência
- https://pt.wikihow.com/Conquistar-Estabilidade-Financeira-em-6-Meses
- https://conceito.de/estabilidade
- http://meubolsofeliz.com.br/5-passos-para-voce-alcancar-a-estabilidade-financeira/
- http://contasavida360.pt/educacao-financeira/5-bons-habitos-para-ter-estabilidade-financeira/
- https://www.financaspessoais.pt/estabilidade-financeira-4-passos-316.html
- https://queroficarrico.com/blog/estabilidade-financeira/